Aplicativo Jornada do Estudante: Conheça mais sobre o app

Anúncios

Atualizado em 2024, o aplicativo Jornada do Estudante é o mais recente recurso do Ministério da Educação (MEC) para se comunicar com estudantes de todo Brasil. Desenvolvido em parceria com instituições de ensino. 

O aplicativo móvel e gratuito está disponível em várias plataformas, buscando fornecer uma visão unificada da trajetória educacional dos alunos. Ele inclui informações como dados pessoais do estudante, detalhes institucionais além de informações sobre cursos e disciplinas. 

Este aplicativo tem como objetivo melhorar a interação entre estudantes, instituições e o Ministério da educação (MEC). Deseja saber mais sobre esse assunto? Prossiga com a leitura deste artigo para mais detalhes. 

Jornada do Estudante e o Programa Pé de Meia

Para quem ainda não conhece o Programa Pé de Meia é um programa criado pelo governo com o intuito de auxiliar os estudantes do ensino médio, que estão nessa fase educacional a prosseguir e concluir os estudos.  

O aplicativo Jornada do estudante foi atualizado recentemente e com essa atualização houve a incisão do programa pé de meia. Contudo o estudante poderá ter acesso a informações sobre as poupanças, critérios de elegibilidade para o programa e detalhes sobre o pagamento das parcelas. 

O aplicativo jornada do estudante também oferece funcionalidades para visualizar informações como canais de atendimento do programa, status dos pagamentos e o calendário de pagamentos.

Conheça mais sobre o programa pé de meia 

O programa pé de meia oferece um incentivo financeiro educacional na forma de poupança para estudantes do ensino médio de escola pública. Sendo assim a iniciativa estabelece incentivos anuais de até 3 mil por aluno, podendo acumular um total de 9.200 ao final de três anos. 

Instituído em janeiro de 2024 de acordo com a lei 14.818/2024, o programa visa apoiar a educação dos estudantes brasileiros, ou seja incentivando os alunos a concluírem o ensino médio.

Todo o valor referente ao incentivo, será pago em uma conta poupança aberta automaticamente em nome do aluno devidamente matriculado e que atenda a todos os requisitos do programa.

Quem tem direito?

Jovens de 14 a 24 anos, provenientes de famílias de baixa renda e matriculados no ensino médio regular das escolas públicas, que estejam enquadrados no Programa Bolsa Família, podem se candidatar. 

Da mesma forma, aqueles com idades entre 19 e 24 anos, pertencentes a famílias de baixa renda, inscritos na educação de jovens e adultos (EJA), e também beneficiários do Programa Bolsa Família, são elegíveis. 

Além da condição de vulnerabilidade socioeconômica, é necessário que o estudante esteja devidamente registrado no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para se inscrever. Todo o processo pode ser consultado através do aplicativo Jornada do Estudante.

Instalando o app Jornada do Estudante

Veja abaixo como instalar o app: 

App Jornada do Estudante 

  • Abra a loja de app do seu aparelho celular
  • Após, pesquise por “Jornada do Estudante”
  • Em seguida aperte em baixar ou instalar o app 

Pronto! app instalado. Agora é só entrar no app e fazer o login com sua conta Gov. Caso não tenha uma conta gov será necessário criar 

Criando uma conta Gov

Primeiramente, para acessar o app Jornada do Estudante, é necessário ter uma conta Gov. Muitos jovens ainda não possuem o acesso e precisarão realizar seu primeiro login para utilizar o app. 

O processo para criar uma conta na plataforma governamental é rápido e simples: 

App Gov       

  • Depois de instalar o app clique em “Entrar com Gov.br”
  • Coloque o seu CPF;
  • Em seguida siga o passo a passo indicado para criar sua conta; 
  • Por fim, cadastre um email e crie uma senha.

Site Gov

  • Acesse o site do Gov e aperte em criar conta 
  • Coloque o número do seu CPF 
  • Siga o passo a passo para criar sua conta.

Como verificar pelo app jornada estudante quem tem direito ao pé de meia

Se o estudante cumprir todos os requisitos mencionados, basta acessar o aplicativo com sua conta gov.br para verificar se já está participando. Aqueles que ainda não possuem CPF podem solicitar o documento na Receita Federal.

Se o CPF do estudante não for encontrado no Jornada do Estudante, isso pode significar duas coisas: ou o aluno não atende a todos os critérios do programa, ou seus dados cadastrais estão desatualizados na rede de ensino.

Nesse caso, o aluno deve procurar a administração escolar para corrigir as informações. A administração escolar, por sua vez, entrará em contato com a secretaria de educação para assegurar a atualização correta dos dados.

Conclusão

O aplicativo jornada do estudante marca um progresso notável na forma que o ministério da educação se comunica com os alunos do ensino médio de escolas públicas do Brasil. 

Portanto com a implementação desse aplicativo, espera-se que os estudantes se sintam mais apoiados e incentivados em suas trajetórias educacionais, contribuindo para a construção de um futuro mais promissor para todos.