A carteira de trabalho digital é uma ferramenta disponibilizada em 2019 com o intuito de facilitar o processo pela internet. Conforme informações divulgadas pelo Governo Federal, o aplicativo tem mais de 300 milhões de acessos.
Assim a carteira de trabalho digital não apenas simplificou a vida dos funcionários permitindo-lhes acessar suas experiências profissionais de maneira mais prática, como também melhorou a rotinas das empresas.
Com essa inovação, as empresas podem gerenciar esses documentos de formas mais eficientes, eliminando a necessidade de coletar a versão física, contudo facilitando o processos como o de admissão, entre outros. Abaixo vamos explorar como funciona a carteira digital, mas antes, vamos entender o que é a carteira de trabalho.
O que é a Carteira de Trabalho?
A carteira de trabalho foi desenvolvida para assegurar e garantir que a contratação de funcionários seja segura e de acordo com a legislação, tornando a carteira de trabalho e previdência social (CTPS) um documento essencial. Esse documento oficial registra o vínculo empregatício entre um empregador e um profissional.
Brasileiros com mais de 14 anos estão aptos a obter a carteira de trabalho, no entanto, para jovens de 14 a 17 anos, as regras são um pouco diferentes devido a regulamentos especiais de proteção aos menores.
Esses regulamentos permitem o estabelecimento de tais vínculos empregatícios nas condições dos aprendizes. Nestes casos, as regras especiais que reagem à atividade profissional dos jovens, por exemplo, jornada de trabalho reduzida para evitar interferência nos estudos.
Veja Também:
- Aplicativo gov.br: Tudo que você precisa saber
- Aplicativo Meu Sus Digital: Veja mais sobre a nova atualização
Carteira de trabalho digital
Qualquer indivíduo com um CPF já possui automaticamente uma carteira de trabalho digital, necessitando apenas ativá-la. O trabalhador pode acessar as informações da sua carteira digital por meio do aplicativo para celular ou pelo site do governo.
Como baixar o aplicativo no celular?
- O primeiro passo é abrir a loja de app do seu celular App store ou Google play
- Em seguida pesquise na lupa “carteira de trabalho digital” e clique no primeiro que aparecer
- Aperte em instalar e pronto! Agora só entrar com sua conta Gov.
Mudanças na Carteira de Trabalho Digital?
Número da CTPS
A carteira de trabalho digital não inclui mais o número e série presentes na Carteira de Trabalho e Previdência Social tradicional. Agora a identificação é pelo CPF do trabalhador. Dado que o CPF é único para cada indivíduo e não apresenta duplicidade de numeração, esse documento passou a ser utilizado pelas empresas para registrar a experiência profissional dos trabalhadores.
Assinatura Digital
Quando o empregador registra uma nova admissão no eSocial, isso já é considerado como uma “Assinatura da carteira” eliminando a necessidade de assinar fisicamente o documento.
Alteração do processo de admissão
O eSocial agora processa tanto a adimissão quanto a demissão, eliminando a necessidade de apresentar a carteira de trabalho física para registrar o término do contrato de trabalho.
Conclusão
A carteira de trabalho representou um grande avanço, otimizando e facilitando rotinas das empresas. Para os trabalhadores, trouxe também significativos benefícios, aumentando a praticidade e a acessibilidade.